abcdefghijklmnopqrstuvxywz


Caderno Pedagógico Virtual

Projeto de Letramento Literário
Livro
A árvore que dava dinheiro
Domingos Pellegrini

O autor
Domingos Pellegrini Jr. (Londrina PR 1949) é romancista, contista, cronista, poeta, jornalista e publicitário. Passa a maior parte de sua vida em Londrina, Paraná, onde mora.
As narrativas de tropeiros, mascates e viajantes que passam pela barbearia de seu pai e pela pensão comandada por sua mãe são a base de seus contos e de seu universo romanesco.
Pellegrini dedicou-se progressivamente a produção de textos destinados ao público infanto-juvenil, principal interlocutor de sua obra. Depois de seu primeiro livro, O Homem Vermelho, escreve mais de uma dezena de outras coletâneas de contos, novelas e romances.
Seu primeiro livro infanto-juvenil, A Árvore que Dava Dinheiro, de 1981, tem mais de 3 milhões de exemplares publicados, 2 milhões deles para o Plano Nacional de Bibliotecas do Ministério da Educação.
disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa390086/domingos-pellegrini
,

Projeto de Letramento literário "A árvore que dava dinheiro"
Este projeto faz parte do Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS - Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Sinop.
Esta proposição de trabalho segue os princípios do letramento literário, e toma como eixo norteador o livro Letramento Literário, Teoria e Prática, de Rildo Cosson (2012), seguindo a metodologia de trabalho proposta por ele nessa publicação.
Como obra literária para o trabalho junto aos educandos, escolheu-se o livro "A árvore que dava dinheiro" de Domingos Pellegrini.
O trabalho com o referido livro literário seguiu a proposta de sequência expandida de letramento literário proposta por Cosson (2012). Essa proposta contempla as seguintes etapas: motivação, introdução, leitura, primeira interpretação, expansão e as contextualizações teórica, histórica, geográfica, presentificadora e temática
Apresentaremos aqui a sequência realizada e os resultados obtidos. Não é um modelo pronto, acabado, mas sim uma tentativa, uma alternativa para trabalho com o texto loiterário
O livro
O livro "A árvore que dava dinheiro" conta a história dos habitantes de Felicidade, município pequeno do interior do Brasil, onde os habitantes vivem com invejável tranquilidade até o momento em que um velho avarento, antes de morrer, deixa uma herança inesperada: uma árvore que dá dinheiro. Ora, a euforia consumista que se espalha pela cidade quando essa árvore de flores extraordinárias é descoberta logo se transforma em depressão: as notas, tão perfeitas, tão novinhas, se esfarelam completamente quando alguém as leva para além da ponte que delimita a fronteira do município. Mas não leva muito tempo até a televisão e os jornais descobrirem essa árvore prodigiosa, fazendo com que a cidade voltasse a se encher de dinheiro, mas dinheiro de verdade, dinheiro que não se esfarela: as notas graúdas trazidas pela profusão de turistas ansiosos por rasgar e queimar dinheiro em Felicidade. Acontece, contudo que, mais uma vez, aquilo que parecia uma bênção se revela uma maldição: as árvores param de dar dinheiro e os turistas abandonam a cidade, deixando-a endividada e poluída, sofrendo os efeitos desastrosos dos investimentos econômicos exagerados, das enchentes e da erosão. Apenas algum tempo depois, algo volta a nascer das malfadadas árvores: não notas de dinheiro, mas frutos, deliciosos e suculentos, que ensinam àquela população cansada de tantos reveses a possibilidade de saborear coisas simples.
